Números do E-commerce Brasileiro dispara, são mais de 2 milhões de lojas e 87 milhões de consumidores!
A BigDataCorp, referência em dados na América Latina, lançou agora no início de 2024 a tão aguardada 10ª edição do “Perfil do E-Commerce Brasileiro”. Onde os resultados mostram o cenário e-commerce em 2023 e as tendências para 2024.
E mais, as projeções da Abcomm para 2024 são animadoras, prevendo um faturamento que ultrapassará os 200 bilhões. A expectativa inclui um Ticket Médio de quase R$500,00 e a previsão de mais de 90 milhões de compradores virtuais.
A ascensão do e-commerce:
O e-commerce no Brasil está se consolidando, levando o país a se tornar um dos protagonistas nos próximos anos. Os dados evidenciam não apenas um crescimento, mas também uma mudança de comportamento do consumidor, impulsionada por eventos como a pandemia.
A democracia do e-commerce brasileiro:
E-commerce Brasil em 2023:
- Faturamento de e-commerce no Brasil foi de R$185,7 bilhões;
- O Ticket Médio atingiu R$470,00;
- 395 milhões de pedidos;
- 87,8 milhões de consumidores virtuais.
E-Commerce vs. Lojas Físicas — Uma Mudança de Paradigma:
O estudo destaca uma mudança nas dinâmicas de integração dos canais de venda, com uma redução para 7.8% no número de e-commerces que possuem loja física, comparado aos 19% em 2022. Enquanto isto, os marketplaces continuam como protagonistas, registrando um aumento de 61% nos últimos dois anos, alcançando 23.8%.
Perfil das lojas de destaque:
Perfil dos consumidores:
- Gênero: Mulheres lideram as compras online, representando 59%, enquanto homens contribuem com 41%;
- Faixa Etária: A faixa etária de 35 a 44 anos lidera as compras com 34%, seguida por 22,6% de pessoas de 45 a 54 anos e 22,2% de 25 a 34 anos;
- Localização: A região Sudeste concentra a maioria dos consumidores online, com 55,86%;
- Classe Social: A classe C é a principal consumidora, representando 53,05% das compras;
- Dispositivo: Mais de metade das compras (55,5%) são realizadas via dispositivos móveis, ou seja, se seu site ainda não é responsivo, chegou a hora de mudar isso!
Para ser mais esclarecedor você pode conferir o carrossel abaixo com esses dados, onde também falamos sobre a porcentagem de venda por categorias:
Segurança e Tecnologia:
As redes sociais:
Os Marketplaces:
Conclusão:
A 10ª edição do “Perfil do E-Commerce Brasileiro” da BigDataCorp traça um quadro inspirador de um e-commerce vibrante e em constante evolução.
Podemos concluir que agora é a hora de ir para o digital, com a ascensão das pequenas empresas e o crescimento dos marketplaces. A mensagem é clara: o futuro do e-commerce brasileiro está repleto de oportunidades.
E se você é um empreendedor que compreendeu que é hora da mudança e está preparado para se adaptar a essas dinâmicas, entre em contato com a Indutiva, e veja como podemos liderar juntos nessa jornada digital emocionante.