Dicas de como criar um plano de comunicação online eficaz para sua empresa
Para realizar uma campanha de marketing, é essencial possuir um plano de comunicação online. Esse roteiro é o que permite entregar uma mensagem e, principalmente, definir seu posicionamento digital.
Segundo a USC Annenberg, para 89% dos profissionais de Relações Públicas, planejamento estratégico é fundamental para crescimento da empresa. Sua comunicação passa pelo planejamento, podendo levar a organização ao seu sucesso ou fracasso.
Mas é bem melhor quando sua empresa alcança o sucesso, certo? Prossiga com a leitura do artigo e veja como montar um projeto para plano de comunicação!
A importância de um plano de comunicação para sua empresa
“É um diálogo, não um monólogo. Social media é mais como um telefone do que como uma televisão.” (Amy Jo Martin)
Apesar de ser um termo até popular, muitas empresas não contam com um plano de comunicação digital. Na verdade, a comunicação de muitas se resume a postagens nas redes sociais.
No entanto, o plano de comunicação de uma empresa é um documento estratégico essencial para o crescimento da marca. Por meio dele, se afirma o posicionamento online e se estreita as relações com o público.
Quais são os principais pontos de um projeto para plano de comunicação?
- Objetivo: qual é a finalidade do plano de comunicação;
- Mensagem: qual é a postura adotada;
- Públicos: qual é a comunicação com o consumidor, seus parceiros e a comunidade;
- Estratégia: em quais canais você dialogará com o público;
- Avaliação: como avaliará suas tentativas de comunicação.
Entendido isso, é hora de aprender como fazer um plano de comunicação!
Como fazer um plano de comunicação eficiente?
“Não construa links. Construa relacionamentos.” (Rand Fishkin)
Como dito antes, o plano de comunicação de uma empresa é muito mais do que fazer algumas postagens na internet. Sobretudo, é fazer todo um trabalho de pesquisa de público e posição no mercado, de forma a adotar a melhor linguagem.
Por isso, aqui vão algumas dicas para trabalhar estratégias de comunicação!
Entenda seu posicionamento atual
O primeiro passo do roteiro para plano de comunicação é entender onde você está agora. No seu ponto de início, considere os seguintes pontos:
- Qual é seu atual posicionamento?
- Quais canais digitais com que trabalha?
- Qual mensagem que você passa?
- Quais os públicos com que se relaciona?
Nesse sentido, para lhe ajudar nesse resumo, elabore uma análise SWOT (em português, Força – Fraqueza – Oportunidades – Ameaças).
Defina seus objetivos e metas
Além do ponto de partida, seu roteiro para plano de comunicação também deve visualizar o ponto de chegada. Ou seja, o objetivo é o que você almeja no final, enquanto as metas são pontos no caminho que indicam que você está na direção certa.
Para definir elas, use da metodologia SMART, em que cada letra é uma característica de suas metas:
- Específicas;
- Mensuráveis;
- Alcançáveis, conforme recursos e tempo disponíveis;
- Relevantes, que agreguem ao objetivo;
- Limitadas, que obedeçam a um cronograma.
Defina seu público-alvo
Sem dúvida, um erro muito comum no plano de comunicação de uma empresa é tentar alcançar o máximo de públicos possível. Na internet, é mais eficiente segmentar o público, de forma a saber como se comunicar corretamente com ele. A segmentação é feita por:
- Comportamento;
- Demografia;
- Personalidade;
- Estilo de vida;
- Faixa etária;
- Índice socioeconômico;
- Etc.
Estabeleça o canal de comunicação adequado
Em um roteiro para plano de comunicação, é importante definir o canal de comunicação mais adequado, pois cada um tem linguagem própria. Por exemplo, fazer marketing no Facebook é diferente de fazer no Instagram.
Traduzindo, sua mensagem se altera conforme o canal de comunicação escolhido. Além disso, você deve buscar o meio mais lucrativo ao seu plano. Por exemplo, 61% de toda as visitas de um site vêm do Facebook – use isso ao seu favor.
Monte um cronograma
Como dito lá atrás, um projeto de plano de comunicação deve ser limitado por tempo. A fim de que seja eficiente, há um prazo para alcançar os objetivos. Afinal, é essa forma de saber se o planejamento falhou ou teve sucesso.
Avalie os resultados
Por fim, defina como serão mensurados os resultados. Consequentemente, com essas métricas, você saberá o que está funcionando e o que não está para fazer alterações pontuais.
Além disso, é momento de avaliar a eficiência do plano:
- Sua mensagem foi recebida pelo público-alvo?
- Quando e como se recebeu a mensagem?
Conclusão
Acima de tudo, comunicação é importante para o marketing feito na internet, uma vez que pode melhorar sua imagem ou a derruba Por isso, é importante contar com uma agência especializada para traçar o plano de comunicação, tanto dentro quanto fora da internet.
Dessa forma, ao contar com uma agência desde o começo do plano, você garante uma linguagem uniforme e coesa nos seus canais. Veja agora o que nossa agência pode fazer por você!