Para realizar uma campanha de marketing, é essencial possuir um plano de comunicação online. Esse roteiro é o que permite entregar uma mensagem e, principalmente, definir seu posicionamento digital.
Segundo a USC Annenberg, para 89% dos profissionais de Relações Públicas, planejamento estratégico é fundamental para crescimento da empresa. Sua comunicação passa pelo planejamento, podendo levar a organização ao seu sucesso ou fracasso.
Mas é bem melhor quando sua empresa alcança o sucesso, certo? Prossiga com a leitura do artigo e veja como montar um projeto para plano de comunicação!
No entanto, o plano de comunicação de uma empresa é um documento estratégico essencial para o crescimento da marca. Por meio dele, se afirma o posicionamento online e se estreita as relações com o público.
Entendido isso, é hora de aprender como fazer um plano de comunicação!
Segundo a USC Annenberg, para 89% dos profissionais de Relações Públicas, planejamento estratégico é fundamental para crescimento da empresa. Sua comunicação passa pelo planejamento, podendo levar a organização ao seu sucesso ou fracasso.
Mas é bem melhor quando sua empresa alcança o sucesso, certo? Prossiga com a leitura do artigo e veja como montar um projeto para plano de comunicação!
A importância de um plano de comunicação para sua empresa
“É um diálogo, não um monólogo. Social media é mais como um telefone do que como uma televisão.” (Amy Jo Martin)Apesar de ser um termo até popular, muitas empresas não contam com um plano de comunicação digital. Na verdade, a comunicação de muitas se resume a postagens nas redes sociais.
No entanto, o plano de comunicação de uma empresa é um documento estratégico essencial para o crescimento da marca. Por meio dele, se afirma o posicionamento online e se estreita as relações com o público.
Quais são os principais pontos de um projeto para plano de comunicação?
- Objetivo: qual é a finalidade do plano de comunicação;
- Mensagem: qual é a postura adotada;
- Públicos: qual é a comunicação com o consumidor, seus parceiros e a comunidade;
- Estratégia: em quais canais você dialogará com o público;
- Avaliação: como avaliará suas tentativas de comunicação.
Entendido isso, é hora de aprender como fazer um plano de comunicação!
Como fazer um plano de comunicação eficiente?
“Não construa links. Construa relacionamentos.” (Rand Fishkin)Como dito antes, o plano de comunicação de uma empresa é muito mais do que fazer algumas postagens na internet. Sobretudo, é fazer todo um trabalho de pesquisa de público e posição no mercado, de forma a adotar a melhor linguagem.
Por isso, aqui vão algumas dicas para trabalhar estratégias de comunicação!
Entenda seu posicionamento atual
O primeiro passo do roteiro para plano de comunicação é entender onde você está agora. No seu ponto de início, considere os seguintes pontos:- Qual é seu atual posicionamento?
- Quais canais digitais com que trabalha?
- Qual mensagem que você passa?
- Quais os públicos com que se relaciona?
Nesse sentido, para lhe ajudar nesse resumo, elabore uma análise SWOT (em português, Força – Fraqueza – Oportunidades – Ameaças).
Defina seus objetivos e metas
Além do ponto de partida, seu roteiro para plano de comunicação também deve visualizar o ponto de chegada. Ou seja, o objetivo é o que você almeja no final, enquanto as metas são pontos no caminho que indicam que você está na direção certa.Para definir elas, use da metodologia SMART, em que cada letra é uma característica de suas metas:
- Específicas;
- Mensuráveis;
- Alcançáveis, conforme recursos e tempo disponíveis;
- Relevantes, que agreguem ao objetivo;
- Limitadas, que obedeçam a um cronograma.
Defina seu público-alvo
Sem dúvida, um erro muito comum no plano de comunicação de uma empresa é tentar alcançar o máximo de públicos possível. Na internet, é mais eficiente segmentar o público, de forma a saber como se comunicar corretamente com ele. A segmentação é feita por:- Comportamento;
- Demografia;
- Personalidade;
- Estilo de vida;
- Faixa etária;
- Índice socioeconômico;
- Etc.
Estabeleça o canal de comunicação adequado
Em um roteiro para plano de comunicação, é importante definir o canal de comunicação mais adequado, pois cada um tem linguagem própria. Por exemplo, fazer marketing no Facebook é diferente de fazer no Instagram.Traduzindo, sua mensagem se altera conforme o canal de comunicação escolhido. Além disso, você deve buscar o meio mais lucrativo ao seu plano. Por exemplo, 61% de toda as visitas de um site vêm do Facebook – use isso ao seu favor.
Monte um cronograma
Como dito lá atrás, um projeto de plano de comunicação deve ser limitado por tempo. A fim de que seja eficiente, há um prazo para alcançar os objetivos. Afinal, é essa forma de saber se o planejamento falhou ou teve sucesso.Avalie os resultados
Por fim, defina como serão mensurados os resultados. Consequentemente, com essas métricas, você saberá o que está funcionando e o que não está para fazer alterações pontuais.Além disso, é momento de avaliar a eficiência do plano:
- Sua mensagem foi recebida pelo público-alvo?
- Quando e como se recebeu a mensagem?
Conclusão
Acima de tudo, comunicação é importante para o marketing feito na internet, uma vez que pode melhorar sua imagem ou a derruba Por isso, é importante contar com uma agência especializada para traçar o plano de comunicação, tanto dentro quanto fora da internet.Dessa forma, ao contar com uma agência desde o começo do plano, você garante uma linguagem uniforme e coesa nos seus canais. Veja agora o que nossa agência pode fazer por você!