Automação de Marketing

Como construir a presença online da sua empresa em 8 passos

By 23 de janeiro de 2021fevereiro 12th, 2021No Comments

Como construir a presença online da sua empresa em 8 passos

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Mesmo com o ambiente digital dominando a realidade da população brasileira, muitas empresas ainda não pensam em criar presença online. Eventualmente, quando pensam, constroem uma presença online de maneira desqualificada.

O que é um grande erro, considerando que os consumidores se encontram cada vez mais conectados. Segundo a TIC Domicílios, 79% da população brasileira possui acesso à internet, ou seja, 134 milhões de pessoas.

Dessa forma, a importância da presença online é enorme. Prossiga com a leitura e confira como ter uma presença online!

Qual é a importância da presença online?

“No mundo de hoje, as pessoas ou estão conectadas ou estão dormindo.” (Janice H. Reinold)

Como dito antes, mais de 79% da população brasileira possui acesso à internet. Ter uma presença de marca significa estar imerso num espaço onde o seu público está. Contudo, é um espaço onde seus concorrentes também estão.

Por isso, é importante possuir um plano de presença digital que lhe permita:

  • Aproximar-se dos seus potenciais clientes;
  • Criar relacionamentos duradouros;
  • Gerar engajamento com um grupo ou perfil de consumidores.

Da mesma forma, ter presença digital lhe permite menor uso de recursos e de tempo em ações de marketing. Tome como exemplo a Netflix: com presença online forte, suas postagens geram engajamento enorme sempre.

Com isso, criar presença online se traduz em autoridade digital e maior retorno comunicativo do público. E como ter uma presença online?

Como ter uma presença online em 8 passos

“Ao invés de usar a tecnologia para automatizar processos, pense em usar a tecnologia para aumentar a interação humana.(Tony Zambito)

Alguns cuidados, etapas e processos constantes são essenciais para construir a presença  online de uma empresa. Confira agora alguns deles!

Em primeiro lugar, defina suas personas

Segundo pesquisa, anúncios direcionados baseados em personas são 2x mais efetivos. Na verdade, 3-4 personas geralmente formam mais de 90% dos clientes de uma empresa.

Por isso, o primeiro passo para ter presença de marca é coletar características de clientes reais para formar as personas, ou seja, seus clientes ideais. Com isso, você interage e faz publicações personalizadas para o público adequado.

Crie conteúdo relevante

É importantíssimo para a presença digital, conteúdos complementares que sejam relevantes ao usuário. Esses temas devem permitir aos leads uma resolução gradual de problemas, de forma que você ganhe autoridade nas mídias sociais.

Afinal, estar no meio online significa responder de maneira ativa os clientes para que obtenha destaque entre concorrentes.

Use dos canais para construir comunicação

Mais do que criar site, blog e perfis em redes sociais, a presença online de uma empresa é sobre comunicação eficaz. Por isso, além do conteúdo relevante, você deve interagir em seus canais, tendo diálogo, respondendo perguntas e participando de eventos online.

Estabeleça um tom de voz para a marca

Para ter presença de marca, é importante adotar uma mesma personalidade para o ambiente digital e fora dele. Traduzindo, você deve manter uma cultura e tom de voz para a marca em todos os pontos de contato com o cliente.

Com isso, você pode gerar identificação nos usuários.

Seja Mobile-Friendly

Segundo a Inet Solutions, 50% dos usuários começam sua busca em um dispositivo móvel. Já conforme a SMA Marketing, 18% das pesquisas locais feitas em dispositivos móveis levam a uma venda em 1 dia.

Ou seja, ter um site responsivo garante que você se aproxime do seu público, possibilitando mais uma forma de construir contato. Falta de responsividade afeta a presença da marca, afastando boa parte do público que pesquisa por smartphones.

Não perca o foco no relacionamento empresa-cliente

Com a presença da internet, o cliente tem um poder de barganha muito maior do que antes. Por isso, a relação da empresa com o cliente deve ser ainda mais franca, transparente e de igual para igual.

Se você se porta de maneira negativa com o cliente, ele fará propaganda negativa que alcançará milhões de usuários.

Use do e-mail marketing

Pode não parecer, mas a projeção para uso de e-mail até 2023 é de 4,3 bilhões de usuários, quase metade da população mundial. Por isso, campanhas de e-mail marketing devem fazer parte da sua presença digital.

Além disso, 49% dos consumidores entrevistados numa pesquisa gostariam de receber e-mail promocionais de suas marcas favoritas. O e-mail é um canal de comunicação estratégico, sendo um meio em que se pode criar relacionamento com clientes.

E o último passo para presença online é…

Contar com uma agência especializada em comunicação online. Criar presença online é um processo complicado e que, quando feito de maneira errada, pode criar falta de coesão e queda de popularidade.

Por isso, sua presença online deve ser construída, desde o começo, por profissionais em comunicação. Confira agora nossos serviços de identidade visual, gestão de mídias sociais, e-mail marketing e campanhas publicitárias!