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Link Building – o que é e como fazer

Link Building – o que é e como fazer

Link building é o termo dado ao trabalho/técnica de organizar internamente e conseguir trazer links de outros sites para um determinado site. Definido, link building parece ser algo até sem muita importância, mas não é! Quando o assunto é Marketing Digital, é preciso levar essa prática em consideração

Esse é um dos fatores de maior importância para rankeamento de um site.
Vamos trazer para o cotidiano. Suponhamos que você busca um serviço na internet e acha algumas empresas.

Porém você logicamente vai perguntar a alguns amigos se eles conhecem alguém que faça o serviço.
E então vários amigos lhe indicam uma mesma empresa que faz esse serviço. Em qual empresa é mais provável você fechar o serviço?

Claro que na empresa que seus amigos indicaram.

Com os motores de busca não é muito diferente. Quanto mais links/sites apontam para seu site, mais popular ele fica e consequentemente, mais valor tem para os motores de busca.

Links Internos

Muitas vezes, deixados de lado, os links internos tem sua importância quanto se trata de Link Building.
É através dos links que os internautas navegam na internet, consequentemente é através deles que os mecanismos de buscas exibem seu site para o internauta.

Portanto, ter conteúdo relevante sobre seu segmento com texto âncora linkando outras páginas do seu próprio site, que por sua vez, também tenham conteúdo, aumenta as chances de que seu cliente encontre seu site navegando na internet.

E também aumenta a permanência do mesmo no site, uma vez que ele pode ir pulando de página em página pelos links internos.

Repare que nesse post você encontrará alguns termos que estão destacados como links. Ao clicar, você será direcionado a outra página ainda em nosso site, porém com um conteúdo voltado ao texto âncora clicado.

Porém não se limite com relação à links internos apenas para conteúdo. As possibilidades são infinitas. Você pode linkar páginas de serviços ao menciona-las uma na outra.

Para lojas virtuais na descrição do produto, fazendo menção à outro que possa ser um adicional para o mesmo (up-selling), e por aí vai.

backlinks

A Importancia de uma boa estratégia de links

Imagine sua empresa sendo citada na Forbes ou em qualquer outro veículo expressivo de comunicação. A exposição seria incrível, certo?

Você deve pensar da mesma forma para seu site. Se outros sites importantes apontam para seu site, você alcançará mais rápido as tão sonhadas primeiras paginas do Google.

Receber links (Backlinks) é importante para melhorar o posicionamento do seu site nos fatores:

• Pagerank do domínio
• Autoridade do domínio
• Tráfego Orgânico

Diversidade e Quantidade de links

Uma boa estratégia de links é conseguir alinhar quantidade com diversidade.

Mais uma vez, os motores de busca dão mais credito à sites “famosos”. Sabe aquela pessoa que faz parte de vários grupos diferentes de network, que sempre conhece alguém em qualquer lugar do mundo, que conhece de vários assuntos? O eclético. Pois é, esse tem de ser o perfil do seu site!

Ter vários sites apontando para o site é excelente, porém ter vários “tipos” de sites é melhor ainda. Tipos de sites seriam, blogs, portais de notícia, sites de empresa, diretórios (telelistas, catálogos, etc).

Dofollow x Nofollow

Os termos acima são atributos que podem ser adicionados a um link que a grosso modo, vão dizer para os mecanismos de busca se devem ou não seguir aquele link.

Veja a figura abaixo da anatomia de um Link.

link building dofollow e nofollow

Dofollow podemos dizer que é a falta do atributo Nofollow. Que quer dizer para os mecanismos de busca para seguirem o link.

Digamos que em um artigo de algum site na internet existe uma palavra-chave que tenha ligação com seu negócio e quem o escreveu, criou um link apontando para seu site usando essa palavra-chave como texto âncora. Bingo, isso já conta como ponto positivo para você.

Porém se a mesma hipotese acima acontecer, mas quem criou o link, em sua anatomia inseriu o atributo Nofollow. Esse atributo faz com que esse link não passe nenhum valor para seu site.

Mas, veja pelo lado positivo, link é link e alguém ainda pode clicar e se tornar um cliente.

Porém se existir a possíbilidade de entrar em contato com quem criou o link e pedir para retirar o atribudo Nofollow, faça.

Agora com uma visão mais ampla sobre a importância do link building, você perceberá diversas oportunidades em seu website que podem ser melhor aproveitadas.
Após colocar em praticas as dicas acima, nos conte como foi sua experiência, pontos positivos e maiores dificuldades. 😉
Indutiva - Agência de Marketing Digital

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Venda todos os dias através da internet.

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