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Geração de leads – O que é e porque investir nisso

By 30 de maio de 2016agosto 4th, 2016No Comments

O que são Leads e qual a sua importância?

Leads é um termo que vem sendo muito utilizado principalmente no segmento de Marketing Digital. Lead pode ser considerado um cliente em potencial para seu negócio. Sabe aquele cliente que entra na loja e diz “estou apenas olhando”, então, nesse momento ele ainda não é um lead. No funil de vendas, consideramos como visitante. Porém se você de alguma forma despertar nele um interesse em seu produto ou serviço, mostrando uma promoção imperdível, planos de fidelidade, enfim, ele pode se tornar um Lead. Porque agora ele já está cogitando a ideia de comprar de você.

Veja abaixo como funciona o funil de vendas:

Funil de Vendas Leads

Então recapitulando:

1º – Você atrai o cliente (DESCONHECIDO) para seu ambiente através de Links Patrocinados (anúncios no Google, Youtube, Bing, etc.), através de mídias sociais (patrocinado ou não), através de busca orgânica com marketing de conteúdo, SEO, dentre outras formas.

2º –  Uma vez no seu ambiente (VISITANTE), você precisa fazer com que ele se interesse por seu negócio e deixe um e-mail ou telefone de contato chamando a atenção dele com call-to-actions, landing pages e formulários atrativos para você manter um relacionamento com ele (LEAD).

3º –  Através desse meio de comunicação que o cliente cadastrou, você precisa nutri-lo. Seja com artigos, e-book’s de dicas, cases/depoimentos de seus clientes e eventualmente e-mail marketing com ofertas para qualificar seu lead e converter uma venda (CLIENTE).

qualificar-lead

Qualificar Leads

Ok, agora que você já sabe o que é um Lead, vamos falar sobre qualificação dos mesmos.
Não existe um método pronto para se seguir, apenas as boas práticas e algumas estratégias que geralmente trazem resultados eficientes. Uma vez que cada negócio e cada produto tem suas particularidades.

Então, como qualificar seu Lead

Como já foi dito anteriormente é necessário criar um relacionamento com seu lead afim de qualifica-lo para uma compra. Para isso, você precisará criar listas com Perfil e Intenção de compra de seu Lead. Em sua landing page para download de um e-book por exemplo, insira os campos idade, cargo, nome da empresa e claro, os contatos pessoais. A partir daí você poderá qualificar seu lead pelo perfil. Pela quantidade de vezes que seu lead acessou seu material ou baixou os mesmos, você pode qualifica-lo pela intenção de compra. Se esse lead baixou vários e-books sobre seu serviço ou produto e tem perfil ideal, então ele está qualificado para compra e você já pode enviar uma proposta por e-mail por exemplo.

O perfil ideal é você quem defini baseado em seu negócio. Exemplo: Você vende serviços para empresas. E você tem um lead que baixou dezenas de conteúdo sobre seus serviços, mas esse lead ainda é um estudante. Logo, não está qualificado para compra. Porém se você vende cursos preparatórios para vestibular esse lead já poderia ser qualificado para compra. Entende como o perfil ideal só pode ser definido por você?

Qualificando seus leads você tem mais chance de converter leads em clientes.

Indutiva - Agência de Marketing Digital

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