Certamente você já quis saber o que seus concorrentes andam fazendo para alavancar as vendas. Por isso, vamos lhe dar 8 dicas de Ferramentas de Marketing para você avaliar a concorrência e aproveitar os insight para seu negócio!
Todos conhecemos a máxima “errando que se aprende”, porém aprender estudando e analisando
o sucesso da concorrência pode ser uma forma de errar menos.
8 Ferramentas de Marketing para análise de dados da concorrência
1ª Ferramenta de marketing – SEMrush
SEMrush é uma ferramenta fantástica e bem versátil. Com essa ferramenta você pode coletar dados importantes para
melhorar e otimizar sua estratégia e ter melhores resultados. Com SEMrush você pode fazer:
• Pesquisa de palavras-chave
• Pesquisa de Concorrentes
• Auditoria on-page (links internos)
• Análise de Backlinks (outros sites que apontam para o seu)
2ª Ferramenta de Marketing – SimilarWeb
Se você quer saber quantos acessos, backlinks e demais informações sobre um concorrente especifico, essa é a sua ferramenta.
Com uma interface simples e de fácil navegação o SimilarWeb oferece um relatório incrível sobre:
• Fontes de tráfego
• Palavras chave orgânico e pago
• Principais fontes de tráfego pago
• Rank do domínio
Outra funcionalidade incrível do SimilarWeb é a possibilidade de comparar webistes direto na ferramenta.
Após ter digitado seu primeiro site e recebido o relatório, basta clicar em Add Competitors e a ferramenta vai gerar
um relatório com os dois sites de uma só vez.
3ª Ferramenta de Marketing – SocialMentions
Essa ferramenta é dedicada exclusivamente a mensurar termos em redes sociais. Ou seja, se você deseja
aumentar o engajamento nas suas redes sociais, essa ferramenta pode ser uma aliada.
Com ela é possível saber em media o que as pessoas sentem com relação a um assunto por exemplo. Sendo assim, você consegue “esquivar”
de assunto polêmicos ou até mesmo usá-los a seu favor.
O Socialmention gera um certo relatório sobre o termo pesquisado por você, com:
• Principais Palavras-chave
• Principais fontes que usam/falam sobre o termo
• A probabilidade que seu termo/marca é discutido nas mídias sociais
• O alcance das influencias. Ou seja, uma media de quantas pessoas se envolvem com o assunto.
4ª Ferramenta de Marketing – Buzzsumo
Ainda falando de monitoramento e comportamento em redes sociais, a Buzzsumo é uma ferramenta de análise de compartilhamento
nas redes sociais. Com ela é possível saber quais concorrentes tem mais conteúdo nas redes sociais Facebook, Linkedin, Twitter, Pinterest e Google+.
Ainda é possível ver backlinks desses compartilhamentos e influenciadores.
Outro aspecto bacana é que você pode filtrar sua consulta para gerar dados específicos, como:
• Tipo de conteúdo compartilhado (Artigo, Infográfico, Vídeo, etc)
• Tempo Determinado (dia/mês/semestre)
• Idioma
Além de analisar a concorrência, com esses dados você pode até rever sua estratégia de desenvolvimento de conteúdo, visando usar os termos mais compartilhados nas redes sociais.
5ª Ferramenta de Marketing – Spyfu
Sem dúvida Spyfu é uma ferramenta muito poderosa para análise do marketing digital de uma determinada organização.
Basta apenas digitar o domínio que deseja dar uma “espiada” nos dados e voilá, você terá dados como:
• Histório do Adwords
• Palavras-chaves compradas
• Ranking das palavras-chave
• Preço pago por palavra-chave
• Palavras-chave mais levevantes
• Ranking Orgânico das palavr-as chave
• Backlinks
Ainda é possível fazer comparativos com outros sites!
6ª Ferramenta de Marketing – Keyword Spy
Similar ao Spyfu, essa ferramenta permite dar uma checada no que seu concorrente anda fazendo, palavras-chaves que compra. Um diferencial bacana é que você pode gerar os dados apenas de um país especifico. Excluindo assim acessos de clientes que jamais compraram seu produto ou serviço pela distância.
É possível ver exatamente os anúncios do seu concorrente, as palavras-chave que ele usou para aquela anúncio e o custo da mesma. Não se deixe levar pela aparência. A ferramenta é muito boa!
7ª Ferramenta de Marketing – Google Alerts
Com os alertas do Google você será informado toda vez que seu concorrente ou um termo que você definir na ferramenta for acionado. Simples assim. Basta cadastrar as palavras-chave que deseja monitorar e você receberá um e-mail, toda vez que um conteúdo com a palavra for publicado.
8ª Ferramenta de Marketing – Google Keyword Planner
O planejador de palavras-chave do Google pode até não ser uma ferramenta de análise direta de concorrência como as demais citadas aqui, porém é uma ferramenta indispensável quando o assunto é marketing digital.
Com a ferramenta é possível:
• Procurar novas palavras-chave usando uma frase, um website ou uma categoria
• Ver tendências e dados do volume de pesquisas;
• Multiplicar listas de palavras-chave para receber novas palavras-chave;
• Receber previsões de desempenho de cliques e de custo