Como reter atenção na era digital?
Navegamos em um oceano de informações, onde a atenção humana se assemelha à de um peixinho dourado, na verdade, ela é menor que de um peixinho dourado. Um estudo da Microsoft revelou que, entre 2000 e 2013, a média de atenção humana diminuiu de 12 para 8 segundos, e a atenção média dos peixinhos dourados é de 9 segundos.
A indústria musical também sente essa mudança, os Top 10 Hits de sucesso com menos de 3 minutos aumentaram em 34% em apenas 6 anos. Então a dúvida que fica é, como reter atenção na era digital? Com essas mudanças é preciso adaptar-se para não ficar de fora, neste artigo iremos desbravar um pouco mais sobre este assunto.
A evolução da era digital
Em um mundo cada vez mais acelerado e preciso se adaptar, para não ficar para trás, e isso inclui, principalmente, o mundo dos negócios, onde as empresas precisam ajustar seus conteúdos e estratégias para acompanhar o ritmo do público.
Um grande exemplo desta mudança, é a própria Indústria da Música, que teve que se reinventar adaptando principalmente o tamanho de suas músicas, podemos ver isto no estudo da Billboard que constatou que em 2016, apenas 4% dos Top Hits tinham menos de 3 minutos. Mas em 2022, esse número saltou para impressionantes 38%, refletindo a preferência por conteúdo mais ágil.
Além disto, o grande boom do momento são as releituras de músicas antigas, que estão sendo “convertidas” em músicas com batidas mais rápidas e consequentemente reduzidas a trechos menores para caber em um Reels do Instagram ou em um vídeo do TikTok para reter atenção do público.
De acordo com as principais plataformas de streaming de música (Amazon Music, Deezer e Spotify), a Geração TikTok, ou seja, a Geração Z, considera músicas com mais de 3 minutos muito longas. No geral, as canções com até 2 minutos e 30 segundos são as mais consumidas por esse público. – Sabra
- “Evoque prata” (2022) – MC Menor HR, MC Menor SG e DJ Escobar – 01:47
- “Dançarina” – Pedro Sampaio e MC Pedrinho (2022) – 01:50
- “Mds” – Kawe e Lele JP (2020) – 02:05
- “sentaDONA (Remix) s2” (2022) – Luisa Sonza, Davi Kneip, DJ Gabriel do Borel e MC Frog – 02:05
- “Braba” (2020) – Luísa Sonza – 02:09
- “Ai Preto” (2022) – L7NNON, Biel do Furduncinho e Bianca – 02:11
- “Bandido” (2022) – Zé Felipe e MC Mari – 02:12
- “Cachorrinhas” (2022) – Luísa Sonza – 02:14
- “Hit contagiante” (2019) – Felipe Original, Kevin o Chris e JS Mão de Ouro – 02:17
- “Batom de cereja” (2021) – Israel & Rodolffo – 02:20
Conquistando o Peixinho Dourado
O desafio atual, então, é o seguinte: Como capturar e reter a atenção de um peixinho dourado? Separamos alguns dados para você:
Nesta pesquisa, realizada pela Opinion Box, onde foi entrevistado mais de 2 mil pessoas, eles puderam medir métricas muito importante para o dia-a-dia das mídias sociais das empresas brasileiras, como, por exemplo, a imagem acima: “O que leva os brasileiros a seguir uma empresa nas redes sociais”, e que em sua maioria a resposta é ser um perfil ativo, com novidades da empresa e produtos.
E se você ainda não sabe por onde começar, veja nosso artigo sobre: Resultados para as redes sociais.
Outro dado importante, e que também consolida sobre a mudança de comportamento das pessoas nas redes sociais, são sobre os conteúdos que mais atraem o público brasileiros, que temos em destaque os vídeos curtos. Reter a atenção do público não é fácil, mas é possível, com as estratégias corretas.
Você pode baixar para saber mais detalhes: Opinion Box: Guia de Marketing nas Redes Sociais – Agosto/2023.
Conclusão: Após analise chegamos em 6 estratégias ideiais:
- Seja direto, verdadeiro e interativo: Acima de tudo temos a autenticidade e interação, que é algo muito buscado pelo público, assim você consegue construir confiança e engajamento.
- Crie um conteúdo relevante e envolvente: Tenha um vínculo com seu público através de histórias envolventes.
- Conheça as necessidades do seu público: Entenda que seu público precisa e fale disto, para criar vinculo com quem te segue.
- Evite trends desconectadas: Seja fiel à sua identidade, às vezes buscar o hype do momento não é tudo, use as trends que conectem com seu público.
- Use a tecnologia ao seu favor: No mundo que vivemos, estamos sendo bombardeados por novidades tecnológicas, use ela ao seu favor, seja para criar conteúdo ou imagens diferentes.
- Análise: Mantenha-se flexível, ajustaste estratégias sempre que necessário, esteja atento as métricas e aos feedbacks que recebe.
Em conclusão, com essas estratégias você conseguirá começar uma nova jornada para reter a atenção do seu público.
E aí? Vamos Pescar Juntos?
A aplicação dessas estratégias não apenas cativará, mas cultivará uma audiência engajada. Entre em contato conosco para uma consultoria personalizada e comece a construir conexões significativas!