Relatório — Marketing de Influência

O marketing de influência continua a crescer e se transformar, consolidando-se como uma das principais ferramentas para marcas que desejam se conectar com seus públicos de forma autêntica.

Relatório de Marketing de Influência

O marketing de influência continua a crescer e se transformar, consolidando-se como uma das principais ferramentas para marcas que desejam se conectar com seus públicos de forma autêntica. O relatório da Opinion Box, em parceria com a Influency.me, traz insights valiosos sobre o comportamento de seguidores e os influenciadores que mais impactam o Brasil. Por isso, neste artigo, vamos destacar os principais tópicos e separamos dicas de como sua empresa pode fazer para se adaptar. Esse relatório foi feito com 2.037 pessoas usuárias de internet, realizada as entrevistas em agosto de 2024.

1. Quem está seguindo influenciadores?

De acordo com o relatório, 8 em cada 10 brasileiros seguem influenciadores nas redes sociais. O Instagram, lidera como a plataforma mais popular, com 91% dos seguidores acompanhando influenciadores por lá. Isso confirma que, para algumas marcas, estar presente no Instagram é praticamente obrigatório quando se trata de marketing de influência.

O que isso significa para as marcas? Se você deseja trabalhar com influenciadores, o Instagram pode ser o melhor para o foco da sua estratégia. Entretanto, é importante ressaltar que, tudo depende do seu público alvo, é necessário saber muito bem quem é sua persona, antes de “sair atacando” todas as redes sociais.
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2. O que atrai seguidores para um influenciador?

Segundo a pesquisa, o principal motivo para alguém seguir um influenciador é o conteúdo relevante. Onde 65% dos internautas são atraídos por influenciadores que falam sobre assuntos que eles gostamAlém disso, carisma e conhecimento são fatores decisivos para engajar e manter seguidores.

Como sua marca pode usar isso? Ao escolher um influenciador, certifique-se de que o conteúdo dele está alinhado com os interesses do seu público-alvoAfinal, mais importante do que apenas números de seguidores e a afinidade com seu nicho, isso será o que realmente gerará impacto e resultados. Além disso, conteúdos relevantes criam um vínculo mais forte entre a marca e os consumidores.

3. Como os influenciadores estão impactando as compras?

O marketing de influência continua a moldar as decisões de compra. O relatório revelou que 69% dos entrevistados já compraram produtos recomendados por influenciadores. Entre as categorias mais compradas estão cosméticos com surpreendentes 45%, seguido de roupas com 40% e cursos educacionais 40%.

O que isso significa para sua estratégia? Marcas que atuam nesses segmentos podem tirar grande proveito de parcerias estratégicas com influenciadores. No entanto, é essencial que essas parcerias sejam baseadas em autenticidade e transparência para manter a confiança do consumidor e aumentar as chances de conversão. Portanto, escolher influenciadores que realmente conhecem e usam os produtos, faz toda a diferença.
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A fim de esclarecer, deixamos aqui o ranking de categorias completo, realizado pela pesquisa: Pacotes de viagens (16%), Festas, shows e eventos (13%), Celulares (12%), Produtos para emagrecimento (12%), Contratação de outros serviços (11%), Produtos para pets (10%), Produtos para bebês/crianças (10%), Jogos (9%), Móveis (8%), Programas e softwares digitais (7%), Computadores (6%), Música, cds e DVDs (5%), Plano/pacote de internet (4%), Plano/pacote de telefonia celular (4%), Itens de jardinagem (3%), Plano/pacote de tv a cabo (3%) e Outros produtos (3%).

4. O papel da confiança no marketing de influência

Ainda que o marketing de influência seja poderoso, ele não está isento de desafios. 76% dos entrevistados afirmam que é preciso ter cuidado para não ser influenciado negativamente. A percepção de que a vida mostrada pelos influenciadores nem sempre reflete a realidade é uma preocupação para 45% dos seguidores.

Como contornar essa questão? Trabalhe com influenciadores que sejam genuínos e que reflitam os valores da sua marca. Além disso, quanto mais verdadeira for a relação entre o influenciador e o público, maior será a confiança e o impacto da campanha. Sendo assim, construir relações de longo prazo com influenciadores pode trazer resultados mais duradouros.

5. Saturação de influenciadores e excesso de propaganda

Outro ponto importante destacado no relatório é a saturação percebida no mercado. 62% dos entrevistados acreditam que há influenciadores demais na internet, e 54% afirmam ter deixado de seguir influenciadores devido ao excesso de propagandas.

O que as marcas podem fazer?
Por isso, para evitar esse problema, é importante garantir que os conteúdos patrocinados sejam naturais e não invasivos. Prefira influenciadores que sabem equilibrar a publicidade com conteúdos autênticos e que agregam valor ao público. Consequentemente, isso resultará em campanhas mais eficazes e menos cansativas para o público.

Conclusão:

O marketing de influência continuará sendo uma ferramenta poderosa para conectar marcas e consumidores. No entanto, as empresas devem estar atentas à autenticidaderelevância e à escolha dos influenciadores certos para evitar a saturação e gerar conexões verdadeiras com o público. Portanto, adaptar-se a essas tendências é fundamental para colher bons resultados.

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