Neste artigo falaremos sobre o crescimento do E-commerce brasileiro.
A BigDataCorp, referência em dados na América Latina, lançou agora no início de 2024 a tão aguardada 10ª edição do “Perfil do E-Commerce Brasileiro”. Onde os resultados mostram o cenário e-commerce em 2023 e as tendências para 2024.
E mais, as projeções da Abcomm para 2024 são animadoras, prevendo um faturamento que ultrapassará os 200 bilhões. A expectativa inclui um Ticket Médio de quase R$500,00 e a previsão de mais de 90 milhões de compradores virtuais.
A ascensão do e-commerce:
O e-commerce no Brasil está se consolidando, levando o país a se tornar um dos protagonistas nos próximos anos. Os dados evidenciam não apenas um crescimento, mas também uma mudança de comportamento do consumidor, impulsionada por eventos como a pandemia.
Na pesquisa da BigDataCorp foi revelado um crescimento vigoroso do e-commerce, mesmo após o retorno das atividades presenciais. Sendo que em 2023, as lojas virtuais cresceram para 2.2 milhões, um aumento de 17.14%, mostrando a consolidação do mercado online.
A democracia do e-commerce brasileiro:
Segundo Thoran Rodrigues, CEO da BigDataCorp, o e-commerce brasileiro está se tornando cada vez mais democrático, ou seja, ele está atendendo a diferentes públicos e regiões.
Esse fenômeno também é marcado pelo crescimento significativo das empresas de pequeno porte, que agora representam uma fatia mais expressiva do mercado. Enquanto isto, as empresas de maior porte tiveram uma queda e totalizam apenas 2.86% do total.
E-commerce Brasil em 2023:
Um levantamento da NielsenIQEbit trouxe dados que nos primeiros 6 meses de 2023 foi registrado cerca de 50 milhões de consumidores virtuais, um aumento de 6% do ano anterior. Após o lockdown, o impulso dos meses seguintes levou até quem não comprava online a adotar essa prática.
Mas, para podemos ter mais detalhes, temos os dados da Abcom de 2023:
- Faturamento de e-commerce no Brasil foi de R$185,7 bilhões;
- O Ticket Médio atingiu R$470,00;
- 395 milhões de pedidos;
- 87,8 milhões de consumidores virtuais.
E-Commerce vs. Lojas Físicas — Uma Mudança de Paradigma:
O estudo destaca uma mudança nas dinâmicas de integração dos canais de venda, com uma redução para 7.8% no número de e-commerces que possuem loja física, comparado aos 19% em 2022. Enquanto isto, os marketplaces continuam como protagonistas, registrando um aumento de 61% nos últimos dois anos, alcançando 23.8%.
Perfil das lojas de destaque:
O levantamento aponta que a maioria das lojas online oferece produtos e serviços com preços inferiores a R$ 100 (76%), e o número de e-commerces que possuem uma variedade de até 10 produtos representa 74.47%.
Além disto, a pesquisa revela que 76.12% dos e-commerces são empresas familiar, e 88.01% deles possuem menos de 10 funcionários, ou seja, há um crescimento notável dos negócios familiares, destacando assim uma nova dinâmica empresarial no e-commerce brasileiro.
Perfil dos consumidores:
Primeiramente, compreender o seu consumidor é crucial para destacar-se em meio à concorrência. Segundo dados da Abcom, esse é o perfil do brasileiro que mais compra (dados referentes a 2023):
- Gênero: Mulheres lideram as compras online, representando 59%, enquanto homens contribuem com 41%;
- Faixa Etária: A faixa etária de 35 a 44 anos lidera as compras com 34%, seguida por 22,6% de pessoas de 45 a 54 anos e 22,2% de 25 a 34 anos;
- Localização: A região Sudeste concentra a maioria dos consumidores online, com 55,86%;
- Classe Social: A classe C é a principal consumidora, representando 53,05% das compras;
- Dispositivo: Mais de metade das compras (55,5%) são realizadas via dispositivos móveis, ou seja, se seu site ainda não é responsivo, chegou a hora de mudar isso!
Para ser mais esclarecedor você pode conferir o carrossel abaixo com esses dados, onde também falamos sobre a porcentagem de venda por categorias:
Segurança e Tecnologia:
Acima de tudo, vivemos em um mundo muito tecnológico, portanto a segurança tem sido um assunto continuamente pertinente. Podemos notar isso pela crescente preocupação com a segurança online. Onde 95% dos empreendedores já utilizam certificados SSL em seus sites.
E também, ao mesmo tempo que a segurança aumenta, a tecnologia também aumenta. Sendo assim, as lojas precisaram se adaptar as novidades, segundo a pesquisa da BigDataCorp, 66.39% dos e-commerces aceitam carteiras digitais como forma de pagamento. Esse é um indicador da adoção mais ampla de tecnologias para aprimorar a experiência do cliente.
As redes sociais:
Com cerca de 81.98% das lojas online contam com as mídias sociais e o Facebook ainda é a rede mais utilizada, mas, em contrapartida, o crescimento do TikTok é notável, passou de 1.26% em 2021 para 20.12%.
Embora os avanços significativos, a acessibilidade digital continua a ser um desafio. Em 2023 apenas 1.3% das lojas foram aprovadas em todos os testes de acessibilidade, (mas em 2022 esse número era pior, era de apenas 0.06%). Destacando um progresso constante na busca por uma experiência online mais inclusiva.
Os Marketplaces:
Além disto, é importante citar, a crescente importância dos aplicativos de compra e marketplaces, refletidos no sucesso da Shein em 2021 e na ascensão da Shopee em 2022 — Segundo pesquisa State of Mobile 2022.
Fato interessante: O Brasil liderou o crescimento anual no tempo gasto em aplicativos de compra. Foi um salto de 1,7 bilhões de horas, em 2020, para 2,5 bilhões de horas em 2021 — sendo um aumento de 52% em apenas 1 ano. As lojas que praticam Retail Media, veem se aproveitando desses crescimentos e se destacando no mercado.
Conclusão:
A 10ª edição do “Perfil do E-Commerce Brasileiro” da BigDataCorp traça um quadro inspirador de um e-commerce vibrante e em constante evolução.
Podemos concluir que agora é a hora de ir para o digital, com a ascensão das pequenas empresas e o crescimento dos marketplaces. A mensagem é clara: o futuro do e-commerce brasileiro está repleto de oportunidades.
E se você é um empreendedor que compreendeu que é hora da mudança e está preparado para se adaptar a essas dinâmicas, entre em contato com a Indutiva, e veja como podemos liderar juntos nessa jornada digital emocionante.